SUSO33

TÍTULO DO TRABALHO: Babel

TÉCNICA: Acrílico sobre tela

BIO NARRATIVA

SUSO33 é um artista e muralista madrileno, nascido em 1973, considerado uma referência na arte urbana e no grafiti. Desenvolveu uma carreira de destaque na qual combina action painting, muralismo, instalação, videoarte, performance e escrita, tornando-se uma figura-chave na cena artística contemporânea espanhola.

Inspirado pelo grafiti clássico, inventa os seus próprios ícones: quase um alfabeto de escrita simbólica, verdadeiros ideogramas que transmitem emoções. Primeiro, a sua célebre «tinta plástica», ou mancha de tinta adaptável a todo o tipo de contextos; depois, as «ausências», ou rastros esquecidos do corpo, metáforas da solidão do indivíduo num mundo desumanizado; “as angústias», como gritos de tormentos interiores; os «corpos dinâmicos», como sinais da dança da vida; “as expressões da paixão», ou fontes de energia vital; os «caligramas», ou paradoxos da linguagem…, até chegar às «pinturas negras», às «cenografias vivas» e a outros sinais mais recentes em fase de desenvolvimento: «retículas», «frequências»….

A sua obra pode ser vista como uma forma de ativismo artístico, em que a arte não é apenas uma expressão estética, mas também um meio de consciência e fomentar o diálogo. Suso33 tem participado em inúmeras iniciativas e projetos comunitários que procuram promover a participação dos cidadãos e a democratização da arte.