BIO NARRATIVA
Licenciada na especialidade de Pintura pela Faculdade de Belas Artes de San Carlos de Valência. A sua obra caracteriza-se pela distância em relação aos motivos e imagens que representa. Transfere para a tela modelos que elaborou previamente através de um vocabulário básico e formal, estabelecendo depois as alegorias e combinações, mudando as escalas, saturando a superfície da tela, até formar longas séries que desenvolvem um ciclo temático.
Barroca, irónica e mediterrânica Mavi Escamilla é, uma artista espanhola nascida em Valência em 1961, conhecida pelo seu estilo pictórico único que se afasta dos motivos e imagens convencionais. Dentro do movimento feminista dos anos 80, a sua obra reflexo uma abordagem pessoal e provocadora que se alinha com os ideais feministas dessa época, que muitas vezes procuravam desafiar as normas tradicionais da representação artística e questionar o status quo.
Durante os anos 80, o movimento feminista em Espanha ganhou força com a chegada da democracia e o auge da Movida Madrileña, uma explosão cultural que incluiu muitos artistas e criadores que usaram a sua arte como meio para expressar as suas ideias sobre feminismo, liberdade e igualdade. Escamilla, dada a sua formação e atividade artística, foi influenciada por este contexto cultural e social.
Escamilla nega às suas composições o título, tirando o máximo partido do estritamente pictórico, através de uma coleção de obsessões arcaicas e de um repertório ilimitado de chaves simbólicas.